terça-feira, 11 de agosto de 2009

Origem do nome Patos de Minas

A origem do nome da cidade de Patos de Minas esta relacionada ao sítio chamado “Os Patos” que já era mencionado em antigos documentos já no começo do século XIX. Lá existia uma exuberante lagoa que habitava uma grande quantidade patos selvagens chamada Lagoa dos Patos.

Essa lagoa era o antigo refugio dos negros fugidos das minas de Goiás e Paracatu. Na metade do século XIX era parada obrigatória dos viajantes pela grande quantidade de água e fartura da caça.

Em 1826 foi lavrada a escritura de doação de uma “sorte de terras ao glorioso Santo Antônio a fim de edificar um templo para cômodo dos povos”. Essa escritura de doação foi lavrada na fazenda Os Patos sendo seus proprietários Antônio Joaquim da Silva Guerra e sua mulher Luíza Correia de Andrade. José Correia de Andrade e Rosa Dias eram os antigos proprietários da fazenda repassando mais tarde como herança ao seu sogro Silva Guerra.

De acordo com o historiador Oliveira Mello para se ter noção do tamanho da Lagoa dos Patos deve se seguir o seguinte trajeto às suas antigas margens:

- Tomando como ponto de partida a Avenida Paracatu, esquina com a Rua Teófilo Otoni; continue pela Avenida Paracatu até a Rua João da Rocha Filgueira, siga esta até a Praça Champagnat (Volks), tome a Rua Major Jerônimo e vá até a Praça Santana (Mercado), de lá siga a Rua Padre Caldeira, rumo a Praça Desembargador Frederico (onde se situou a primeira Rodoviária da Cidade) e vire à direita, Rua Teófilo Otoni, seguindo até o ponto inicial de partida.

Nesse ano de 2009 faz exatamente 117 anos de elevação da Vila Santo Antônio de Patos a categoria de Cidade de Patos. Com certeza esse passeio é uma forma de resgatar a importância histórica do nome dessa localidade. O convite esta feito!

Fontes:
- Mello, Antônio Oliveira. Minhas opiniões. E as suas? Ed. Santa Edwiges, Paracatu, 1998.
- Mello, Antônio Oliveira. Patos de Minas Centenária. Ed. Santa Edwiges, Patos de Minas, 1992.

2 comentários:

  1. Adoro a beleza de Minas Gerais!!!
    Principalmente a arte de Aleijadinho...

    ResponderExcluir
  2. Claudio historiador...
    Muito bonito o blog.

    ResponderExcluir